Percepção de Risco

Percepção de Risco

Postado em 15 de outubro de 2018 por Qualicipa

Desenvolver um trabalho com segurança não envolve apenas o seu bem-estar. Saiba que, junto com você, diversas outras pessoas estão preocupadas com sua saúde e querem que você finalize seu dia de trabalho da melhor maneira possível.

Assim, trabalhar a percepção de risco é tão importante e faz parte de um conjunto de ações que devem ser tomadas por funcionários e empregadores, a fim de evitar possíveis acidentes de trabalho.

Entenda mais sobre essa ação neste artigo, e veja como ela é fundamental para preservar a vida de todos os trabalhadores.

Os principais fatores de risco no ambiente de trabalho

Atenção! Essa é, com certeza, a primeira atitude que um funcionário deve ter durante a execução de qualquer serviço. Sejam aqueles que trabalham operando máquinas, sejam aqueles que trabalham dirigindo, ou qualquer outra função, não importa. Toda e qualquer atividade, para ser bem feita, precisa receber a atenção necessária que sua execução exige.

Essa postura, além de evitar erros no desenvolvimento do serviço e, por consequência, retrabalho, é fundamental para preservar a plena saúde dos trabalhadores.

Porém, nem sempre o funcionário consegue dedicar a atenção necessária para executar sua tarefa. Muitas vezes questões pessoais comprometem a concentração, e podem se tornar um alto fator de risco.

Esse não é o único problema que pode ocasionar um acidente de trabalho. A prática adquirida com a execução das tarefas também pode ser outra importante causa de acidentes.

Com o passar do tempo o funcionário conquista muita prática na execução do serviço. Esse excesso de confiança pode fazer com que ele deixe de lado itens de segurança ou os cuidados necessários na sua hora de exercer suas tarefas, se colocando em uma condição iminente de acidente.

Outros grandes fatores de risco são:

● não cumprir todos os procedimentos de segurança exigidos durante o processo de trabalho;
● falta de cuidado na execução das tarefas;
● adotar soluções mais “práticas” ou até arriscadas para encurtar o tempo de serviços;
● não fazer uso adequado dos equipamentos de segurança, tanto de maquinários quanto pessoais.

Risco vs perigo: entenda a diferença entre eles

Quando falamos em segurança do trabalho dois termos são muito utilizados: risco e perigo. Mas você sabe a diferença entre eles?

O risco é a probabilidade de um evento acontecer, não sendo esse, necessariamente, ruim. Já o perigo está relacionado às condições favoráveis para que o risco aconteça. Por isso, devem ser estudadas formas de preveni-lo.

Por conta disso, é tão importante desenvolver a percepção de risco. É ela que garantirá que você perceba antecipadamente que algo pode acontecer evitando, assim, até consequências extremamente graves.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo: imagine que você precise trocar uma lâmpada. Porém, a escada está longe e você não quer “perder tempo” indo buscá-la. Para fazer a tarefa mais rápido você decide colocar uma cadeira sobre a outra, até ter altura suficiente para chegar à lâmpada. Dá para adivinhar o resultado disso?

Pode parecer uma atitude até infantil, mas diariamente ocorrem acidentes de trabalho por conta de ações como essa, em que o trabalhador acredita ter encontrado soluções melhores para realizar a tarefa quando, na verdade, só está colocando a sua vida – e muitas vezes de outras pessoas – em risco.

Nesse momento a percepção de risco deve ser colocada em prática, fazendo com que você avalie todo o cenário e descubra a melhor e mais segura forma de fazer o seu serviço.

EPI’s – Equipamento de Proteção Individual: não é item opcional

Os EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual são itens obrigatórios que toda empresa deve fornecer aos seus funcionários e colaboradores. Seu uso é determinado pela Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O objetivo do uso dos EPI’s é garantir a saúde dos trabalhadores, preservando sua integridade física, seu bem-estar e a sua vida.

Cabe a todas as empresas não apenas fornecer gratuitamente os EPI’s adequados para cada função, mas também orientar quanto ao seu uso, explicar a sua importância, exigir a utilização dos equipamentos por todos, e efetuar as trocas sempre que necessário.

Por mais que alguns considerem o uso dos EPI’s desagradável ou até incômodo, sua utilização é fundamental para proteger o funcionário em casos de acidentes de trabalho.

Quais os cuidados necessários antes de começar as atividades de trabalho

Somado ao uso correto de equipamentos de segurança, bom treinamento, e saber aplicar a percepção de risco, existem outras atitudes que todo trabalhador deve ter antes de iniciar seu dia de trabalho.

Uma delas consiste em checar cuidadosamente todos os equipamentos necessários para a execução de suas tarefas. Verifique se tudo está funcionando corretamente, por exemplo, veja se não há peças ou itens quebrados que comprometam o manuseio de máquinas, ou coloque sua integridade física em risco. Caso encontre algo em desacordo, solicite a troca ou reparo antes de começar suas tarefas.

Outra questão fundamental é verificar as condições do local de trabalho. Todo ambiente deve estar propício e seguro para que o funcionário exerça sua função sem colocar em risco a sua vida.

Piso, fiações elétricas, condições de higiene, armazenamento, ventilação, entre muitos outros cuidados são fundamentais para evitar acidentes.

Exercer suas tarefas de maneira eficiente é fundamental para o bom andamento do serviço da empresa. Entretanto, não se deve colocar isso acima da preservação de sua vida.

Desenvolver a percepção de riscos é tão importante quanto usar os EPI’s ou exercer as atividades de maneira correta. Essas ações são a peça chave para se evitar acidentes de trabalho e poder voltar todos os dias bem para junto de sua família!