Postado em 7 de maio de 2021 por Qualicipa Eventos
Você já ouviu falar em Maio Amarelo? É comum ter meses específicos para alertar e conscientizar a população sobre determinados assuntos. Para o quinto mês do ano, o tema é a prevenção aos acidentes de trânsito.
Por isso, respeito e responsabilidade são grandes temas dessa campanha. O objetivo é gerar mais empatia sobre as estatísticas de acidentes que ocorrem nas estradas. Além disso, também é importante falar com os motoristas sobre a paciência e tolerância quando estão dirigindo.
Então, conheça mais sobre o Maio Amarelo e veja como ele pode salvar vidas, apenas trazendo mais informação para todos.
O movimento Maio Amarelo surge com a intenção de chamar atenção sobre o alto índice de feridos e de óbitos em acidentes de trânsito no mundo. Assim, acontece uma ação coordenada em parceria com o Poder Público e a sociedade.
Dessa forma, é possível levantar a pauta da segurança viária em vários segmentos. Não é uma ação solitária, pelo contrário! Então unidos: Governo, associações, federações, civis e as empresas.
Nesse contexto, é fundamental ter uma atenção real para a temática, debatendo de forma efetiva. Apenas dessa maneira as entidades conseguem engajar seus segmentos para difundir o conhecimento, abordando a importância de manter a segurança no trânsito.
O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2014. Desde então, houve uma redução no número de mortes nos anos seguintes. O problema é que o trânsito no Brasil ainda faz diversas vítimas fatais. Para exemplificar, em 2019 o Ministério da Saúde fez o levantamento de 31.945 mortes em trânsito.
O tema de 2021 é “respeito e responsabilidade”. Sendo assim, apenas com essas palavras em mente a sociedade pode ter mais empatia e equilíbrio no transitar diário. Neste ano certas medidas serão modificadas para haver as precauções contra a Covid-19.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), um dos agentes do movimento pelo Governo Federal, traz sua iniciativa. Para evitar aglomerações, o órgão promoverá ações digitais em sites e nas redes sociais. O tema é: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
Então, as campanhas previstas incluem: a utilização de faixas elevadas, da faixa de pedestres, o uso de passarelas e o cuidado com as sinalizações, tanto pelas pessoas que caminham nas ruas, quanto pelos condutores.
Ainda será abordada a atenção com os vulneráveis no trânsito. Ou seja, além dos transeuntes, também os ciclistas e motoristas. A ideia é conscientizar todas as esferas de sua responsabilidade em respeitar as normas ao usar as vias públicas.
Desde 2015, é uma tradição que os principais monumentos sejam iluminados na cor amarela em referência a esse movimento. Alguns exemplos são: O Cristo Redentor, prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), o Monumento JK, Ponte JK, entre outros.
Ainda é comum que shoppings também iluminem suas fachadas como um lembrete visual que gera curiosidade em quem frequenta ou passa pelo local. Com essas ações, o que vale é deixar um alerta sobre tantas vidas ceifadas em trânsito e que poderiam ser poupadas apenas com ao pensar melhor por alguns segundos.
Por isso, as empresas privadas também aderem à proposta com atividades internas. Afinal, o trabalho dos operadores de máquinas e de veículos empresariais também entra na questão.
Essas informações podem ser repassadas em uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) ou em uma ação isolada. Então, vale a pena aderir à campanha Maio Amarelo para prevenir o acontecimento de acidentes graves ou fatais também nas iniciativas privadas.
Se você quiser saber como ter um ano inteiro de ações preventivas, confira nossa página: https://qualicipa.com.br/sipat/aipat/.