Postado em 9 de março de 2020 por Qualicipa
Manter o bem-estar dos funcionários é fundamental nas empresas. Isso pode ser gerado ao entender a relação entre as atividades físicas e a saúde do colaborador.
Por isso, em 2014, teve início o movimento Abril Verde. O objetivo dessa ação é reduzir os acidentes de trabalho e as situações que levam a doenças em decorrência das atividades laborais.
Apoiar a iniciativa é promover uma empresa mais saudável para todos. Assim, com a troca de informações é possível gerar uma cultura de preservação à vida, tendo trabalhadores muito mais seguros e felizes.
Neste post você vai entender melhor sobre os principais problemas que afetam a saúde dos colaboradores, bem como a importância da atividade física para o bem-estar e benefícios a de todos. Por fim, vai aprender como promover mais qualidade de vida e saúde dentro da sua empresa.
Por isso, continue a leitura!
Pessoas de todo o mundo celebram no dia 28 de abril o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
A data foi instituída em razão de um acidente que vitimou 78 trabalhadores em uma mina no ano de 1969, na Virgínia, Estados Unidos.
No Brasil, a Lei 11.121 foi promulgada em maio de 2005, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Já no dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, criado em 1948.
Por isso, incentivar a atividade física para a saúde dos trabalhadores é a melhor forma de garantir uma equipe disposta e apta para o trabalho. Então, investir no Abril Verde é uma estratégia para reduzir afastamentos e abstenções.
Seguindo essa lógica, fica claro que as perdas quando um funcionário não está em trabalho são superiores aos investimentos básicos para preservar sua saúde e qualidade de vida. Além disso, esse cuidado também diminui a rotatividade de pessoal na empresa, o chamado turnover.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve que qualidade de vida é um bem-estar físico, mental e social completo. Não sendo apenas a ausência de dores, fraturas ou doenças. Por isso, entre as principais dificuldades que atingem aos colaboradores estão:
Esses problemas aumentam silenciosamente nos ambientes de trabalho, seja em escritório, comércio ou fábricas. Então é importante conhecer cada um para identificar e prevenir o seu agravamento.
Entre as doenças causadas por atividade laboral estão a Lesão por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Essas patologias surgem ao exercer uma mesma atividade de forma excessiva e com posturas ou movimentos inadequados.
Além dessas, as doenças ocupacionais mais comuns são surdez, catarata, asma ocupacional, dermatite ocupacional, desgaste da visão, entre outras.
Quando o trabalhador não conhece os princípios básicos de ergonomia, fica mais suscetível ao desenvolvimento de torções e dores crônicas. Por isso, é preciso seguir as indicações de segurança no trabalho para operar em sua rotina.
Do contrário, ao não exercer as atividades com os equipamentos de proteção e indicações corretas, é muito comum surgirem as doenças ocupacionais.
Ambientes de trabalho com uma jornada frenética podem levar a uma alimentação desregulada.
Não raro, o trabalhador tende a pular refeições com o objetivo de cumprir um cronograma muito rígido, ou recorrer a comidas industrializadas, fast food e alimentos gordurosos em geral.
Com isso, não cuidar da alimentação pode causar problemas de colesterol, diabetes, hipertensão, obesidade e falta de disposição ao longo do dia.
Entre os problemas mais comuns nesse campo da saúde estão a depressão, ataques de ansiedade, síndrome do pânico, estresse e síndrome de burnout.
Eles podem aparecer devido à pressão pelo cumprimento de metas, ritmo agressivo de trabalho, isolamento, carga horária longa e desentendimento com colegas.
Esses quadros são perigosos e precisam ser tratados com seriedade. Quando deixadas de lado, essas doenças emocionais podem levar ao afastamento do colaborador, muitas vezes definitivamente, bem como ao comprometimento da sua vida pessoal.
O sedentarismo é uma doença ocupacional comum para quem trabalha em escritórios. Como na maior parte da jornada de trabalho o funcionário permanece sentado, não há gasto calórico.
Outro agravante é a falta de tempo ou ânimo para começar uma atividade física. Com isso, a rotina desse colaborador é passar a semana sentado no trabalho e no transporte. Logo, o mais comum é que ele faça poucos exercícios, se tornando sedentário.
O alcoolismo ocorre como uma válvula de escape para a pressão no ambiente de trabalho e outros problemas pessoais.
Com a intenção de relaxar e ter um final de dia mais tranquilo, o funcionário recorre a doses de bebida alcoólica para aliviar o estresse.
Por isso, chega um momento em que há grande dependência da substância, podendo até sentir a necessidade de consumir em horário de trabalho.
Essas e diversas outras doenças ocupacionais podem ser evitadas somente com o investimento na preservação do bem-estar. Assim, o Abril Verde surge como um lembrete para a importância da saúde do trabalhador.
Promover a saúde no trabalho leva ao aumento natural da produtividade. Logo, pessoas com disposição e que estão contentes em seus empregos conseguem gerar resultados muito mais expressivos.
A redução do estresse é uma forma de garantir a concentração do trabalhador. Afinal, quando alguém está nervoso ou ansioso é muito mais complicado fazer uma tarefa com calma e atenção aos detalhes.
Todas essas dificuldades podem ser solucionadas com a cultura das atividades físicas. Além de ajudar no equilíbrio físico e emocional, esses exercícios também ajudam na integração da equipe.
Pensando dessa forma, a ginástica laboral é uma opção de prática orientada. Feita durante o expediente e objetivando diminuir os impactos do sedentarismo, promove uma pausa nas atividades repetitivas e alívio no ritmo intenso de trabalho. Assim, é possível conseguir vários benefícios.
Confira, a seguir, como o investimento em atividades físicas e na saúde do trabalhador reduz os desgastes físicos e emocionais.
Além disso, quando a empresa investe nessa prática, também passa a ser vista como referência para o mercado de trabalho. Logo, entre os ganhos estão:
Ao entender como a atividade física é essencial para um bom trabalho, a questão que fica é como colocar isso em prática.
Para promover uma melhor qualidade de vida no ambiente laboral é preciso manter os cuidados básicos. Logo, fornecer condições apropriadas como um bom local e os equipamentos EPIs são a base.
Também é indicado promover exames preventivos para detectar possíveis doenças, antes que elas se desenvolvam. Além disso, nessas estratégias para trazer mais saúde estão a promoção de:
Com tudo isso, é possível perceber a relação entre as atividades físicas e saúde do trabalhador. Logo, reservar um momento para cuidar das pessoas da equipe é a melhor maneira de ter uma empresa forte e que conserva o seu time de colaboradores.
A última dica é que a Qualicipa tem um programa especial chamado Workshop da Saúde, no qual promove a conscientização através de palestras e atividades como o SPA Cipa e o Aquamassagem.
Entre em contato agora, solicite um orçamento e leve mais qualidade de vida e bem-estar para dentro da sua empresa!