Abril Verde: Saúde e Segurança no Trabalho

Postado em 9 de março de 2020 por Qualicipa

Atividades físicas e saúde do trabalhador: qual a relação?

Manter o bem-estar dos funcionários é fundamental nas empresas. Isso pode ser gerado ao entender a relação entre as atividades físicas e a saúde do colaborador. 

Por isso, em 2014, teve início o movimento Abril Verde. O objetivo dessa ação é reduzir os acidentes de trabalho e as situações que levam a doenças em decorrência das atividades laborais

Apoiar a iniciativa é promover uma empresa mais saudável para todos. Assim, com a troca de informações é possível gerar uma cultura de preservação à vida, tendo trabalhadores muito mais seguros e felizes. 

Neste post você vai entender melhor sobre os principais problemas que afetam a saúde dos colaboradores, bem como a importância da atividade física para o bem-estar e benefícios a de todos. Por fim, vai aprender como promover mais qualidade de vida e saúde dentro da sua empresa. 

Por isso, continue a leitura!


Abril Verde, o mês da saúde e segurança do trabalhador

Pessoas de todo o mundo celebram no dia 28 de abril o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. 

A data foi instituída em razão de um acidente que vitimou 78 trabalhadores em uma mina no ano de 1969, na Virgínia, Estados Unidos.

No Brasil, a Lei 11.121 foi promulgada em maio de 2005, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Já no dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, criado em 1948. 

Por isso, incentivar a atividade física para a saúde dos trabalhadores é a melhor forma de garantir uma equipe disposta e apta para o trabalho. Então, investir no Abril Verde é uma estratégia para reduzir afastamentos e abstenções

Seguindo essa lógica, fica claro que as perdas quando um funcionário não está em trabalho são superiores aos investimentos básicos para preservar sua saúde e qualidade de vida. Além disso, esse cuidado também diminui a rotatividade de pessoal na empresa, o chamado turnover.  


Principais problemas que influenciam o desempenho dos funcionários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve que qualidade de vida é um bem-estar físico, mental e social completo. Não sendo apenas a ausência de dores, fraturas ou doenças. Por isso, entre as principais dificuldades que atingem aos colaboradores estão:

  • doenças ocupacionais (LER e DORT);
  • postura e ergonomia;
  • alimentação;
  • estresse e saúde mental
  • sedentarismo;
  • alcoolismo.

Esses problemas aumentam silenciosamente nos ambientes de trabalho, seja em escritório, comércio ou fábricas. Então é importante conhecer cada um para identificar e prevenir o seu agravamento. 

Doenças Ocupacionais 

Entre as doenças causadas por atividade laboral estão a Lesão por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Essas patologias surgem ao exercer uma mesma atividade de forma excessiva e com posturas ou movimentos inadequados.

Além dessas, as doenças ocupacionais mais comuns são surdez, catarata, asma ocupacional, dermatite ocupacional, desgaste da visão, entre outras. 

Postura e Ergonomia

Quando o trabalhador não conhece os princípios básicos de ergonomia, fica mais suscetível ao desenvolvimento de torções e dores crônicas. Por isso, é preciso seguir as indicações de segurança no trabalho para operar em sua rotina. 

Do contrário, ao não exercer as atividades com os equipamentos de proteção e indicações corretas, é muito comum surgirem as doenças ocupacionais. 

Alimentação

Ambientes de trabalho com uma jornada frenética podem levar a uma alimentação desregulada. 

Não raro, o trabalhador tende a pular refeições com o objetivo de cumprir um cronograma muito rígido, ou recorrer a comidas industrializadas, fast food e alimentos gordurosos em geral. 

Com isso, não cuidar da alimentação pode causar problemas de colesterol, diabetes, hipertensão, obesidade e falta de disposição ao longo do dia.

Estresse e Saúde Mental 

Entre os problemas mais comuns nesse campo da saúde estão a depressão, ataques de ansiedade, síndrome do pânico, estresse e síndrome de burnout. 

Eles podem aparecer devido à pressão pelo cumprimento de metas, ritmo agressivo de trabalho, isolamento, carga horária longa e desentendimento com colegas. 

Esses quadros são perigosos e precisam ser tratados com seriedade. Quando deixadas de lado, essas doenças emocionais podem levar ao afastamento do colaborador, muitas vezes definitivamente, bem como ao comprometimento da sua vida pessoal.

Sedentarismo

O sedentarismo é uma doença ocupacional comum para quem trabalha em escritórios. Como na maior parte da jornada de trabalho o funcionário permanece sentado, não há gasto calórico. 

Outro agravante é a falta de tempo ou ânimo para começar uma atividade física. Com isso, a rotina desse colaborador é passar a semana sentado no trabalho e no transporte. Logo, o mais comum é que ele faça poucos exercícios, se tornando sedentário. 

Alcoolismo

O alcoolismo ocorre como uma válvula de escape para a pressão no ambiente de trabalho e outros problemas pessoais. 

Com a intenção de relaxar e ter um final de dia mais tranquilo, o funcionário recorre a doses de bebida alcoólica para aliviar o estresse.

Por isso, chega um momento em que há grande dependência da substância, podendo até sentir a necessidade de consumir em horário de trabalho. 

Essas e diversas outras doenças ocupacionais podem ser evitadas somente com o investimento na preservação do bem-estar. Assim, o Abril Verde surge como um lembrete para a importância da saúde do trabalhador.


Atividades físicas e a saúde do trabalhador

Promover a saúde no trabalho leva ao aumento natural da produtividade. Logo, pessoas com disposição e que estão contentes em seus empregos conseguem gerar resultados muito mais expressivos.

A redução do estresse é uma forma de garantir a concentração do trabalhador. Afinal, quando alguém está nervoso ou ansioso é muito mais complicado fazer uma tarefa com calma e atenção aos detalhes.

Todas essas dificuldades podem ser solucionadas com a cultura das atividades físicas. Além de ajudar no equilíbrio físico e emocional, esses exercícios também ajudam na integração da equipe. 

Pensando dessa forma, a ginástica laboral é uma opção de prática orientada. Feita durante o expediente e objetivando diminuir os impactos do sedentarismo, promove uma pausa nas atividades repetitivas e alívio no ritmo intenso de trabalho. Assim, é possível conseguir vários benefícios.


Benefícios para a empresa e para o colaborador

Confira, a seguir, como o investimento em atividades físicas e na saúde do trabalhador reduz os desgastes físicos e emocionais. 

Além disso, quando a empresa investe nessa prática, também passa a ser vista como referência para o mercado de trabalho. Logo, entre os ganhos estão:

  • diminuição dos problemas de saúde;
  • mais vigor físico para o funcionário;
  • redução de faltas por doenças ocupacionais;
  • mais concentração e menos estresse;
  • redução de dores devido à postura;
  • melhoria no clima organizacional;
  • promoção da saúde emocional;
  • prevenção de lesões por repetição;
  • pais produtividade no cotidiano;
  • redução do número de acidentes de trabalho.

Promovendo a saúde do trabalhador

Ao entender como a atividade física é essencial para um bom trabalho, a questão que fica é como colocar isso em prática.

Para promover uma melhor qualidade de vida no ambiente laboral é preciso manter os cuidados básicos. Logo, fornecer condições apropriadas como um bom local e os equipamentos EPIs são a base.

Também é indicado promover exames preventivos para detectar possíveis doenças, antes que elas se desenvolvam. Além disso, nessas estratégias para trazer mais saúde estão a promoção de: 

  • palestras;
  • ginástica laboral; 
  • dinâmica de grupos;
  • campanhas voltadas à saúde.

Com tudo isso, é possível perceber a relação entre as atividades físicas e saúde do trabalhador. Logo, reservar um momento para cuidar das pessoas da equipe é a melhor maneira de ter uma empresa forte e que conserva o seu time de colaboradores. 

A última dica é que a Qualicipa tem um programa especial chamado Workshop da Saúde, no qual promove a conscientização através de palestras e atividades como o SPA Cipa e o Aquamassagem. 

Entre em contato agora, solicite um orçamento e leve mais qualidade de vida e bem-estar para dentro da sua empresa!