Água, um artigo de luxo – Debate e conscientização nas Empresas

Postado em 11 de fevereiro de 2020 por Qualicipa Eventos

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Essa data foi instituída pela ONU em 1992 para gerar mais conscientização sobre o tema. Por isso, é essencial saber a importância da preservação da água, além de incentivar boas práticas nas casas e empresas.

Esse bem cada vez mais é visto como um artigo de luxo, chegando a custar mais caro do que a gasolina em alguns lugares. Então, a água está mais escassa a cada dia. Sendo assim, confira agora como cuidar desse recurso natural.

Por que falar sobre a preservação da água nas empresas?

Pode ser difícil imaginar, mas em um tempo não muito longe a água tende a ser um bem raro. Já imaginou as consequências de uma vida sem ela? A verdade é que ninguém sobreviveria.

A água equivale a 70% do peso do corpo humano. Então, uma pessoa com 70 kg tem cerca e 50 kg apenas de água. Devido a isso, é possível ficar mais de uma semana sem alimentos, mas apenas de 4 a 7 dias sem água.

Por sua vez, a Terra apresenta cerca de 70% de água, sendo 3% de água doce no mundo. Além disso, a maior parte está em forma sólida nas geleiras, com apenas 1% em estado líquido. Já os 97% restantes formam oceanos e mares.

Pensando que a água é um recurso limitado, surge a necessidade da preservação do meio ambiente. Logo, isso explica a importância do debate e conscientização nas empresas. Até mesmo para garantir um futuro tranquilo para as próximas gerações.

Quais são as formas de reduzir o consumo de água?

A falta de água levará a problemas graves para vida e bem-estar como: a escassez de alimentos, com uma agricultura prejudicada, a morte da fauna e da flora, sem contar que inúmeras pessoas morreriam de sede.

A ação humana é a maior ameaça para a água, com a poluição e o uso inconsciente. Com isso, cabe a cada um cuidar esse bem natural. Apenas com medidas simples é possível evitar o desperdício da água, veja.

1. Mantenha a torneira fechada em casa e na empresa

Ao escovar os dentes, lavar as mãos ou rosto, não deixe a torneira aberta por muito tempo. São usados de 12 a 80 litros de água apenas em casas e apartamentos nesse processo.

 2. Preste atenção à descarga

Ao pressionar a descarga por seis segundos, cada uso consome de 6 a 10 litros de água. Por isso, evite jogar lixo no vaso sanitário e utilizar mais água que o necessário.

3. Tome banhos curtos

Se cada morador de São Paulo reduzir o banho para cinco minutos, a economia será de 26,8 bilhões de litros por mês. Por isso, a mudança ocorre em um lar por vez.

4. Evite a mangueira para limpeza

Ao lavar seu carro, o ideal é usar um balde. Isso economiza mais de 500 litros de água a cada 30 minutos. Já para a calçada, tente usar sempre a vassoura para a limpeza.

5. Regue as plantas com regador

Molhe as plantas durante a noite e prefira o uso de um regador. Apesar da facilidade de regar com a mangueira, o gasto em apenas 10 minutos pode chegar a 190 litros.

Com essas medidas fáceis é possível aumentar a preservação da água. Portanto, é fundamental levar essas informações e o debate do tema para as empresas.

Como trabalhar a conscientização dos funcionários?

Para levar esse assunto para os colaboradores, é preciso promover campanhas de conscientização. Por isso, os gestores podem organizar apresentações, cursos e workshops sobre o tema.

Aqui neste link, você pode baixar materiais gratuitos sobre este tema para utilizar em sua empresa.

Caso queira desenvolver uma campanha mais customizada, a Qualicipa oferece palestras dinâmicas com profissionais altamente qualificados. Além disso, disponibilizamos cenários, brindes e decoração para o evento com atividades criativas e interativas.

Com isso, a conscientização levará a uma mudança natural. Assim, a economia será vista tanto na conta de água, quanto na diminuição do impacto ambiental.

Logo, a preservação da água trará apenas benefícios para a própria natureza, para a empresa e para o futuro de todos.

Gostou das informações e quer ficar por dentro das novidades na Qualicipa? Então, baixe nosso material gratuito e aproveite.


Compartilhe nas redes sociais

img

SOLICITE UM ORÇAMENTO PARA SUA SIPAT

(11) 98502-8926 (WhatsApp)
[email protected]
Rua Américo Brasiliense, 1490 92E
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP

SIGA NAS REDES SOCIAIS

img
img