Postado em 17 de março de 2020 por Qualicipa
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o novo coronavírus pandemia mundial, devido a sua rápida disseminação pelo mundo. O número de casos identificados já ultrapassam 300, além de 01 morte confirmada em decorrência da contaminação. São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades que concentram o maior número de casos da doença, mas também foram confirmados casos em outros 10 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Ministério da Saúde estima um crescimento no número de casos para os próximos meses e, por isso, prefeituras estão intensificando medidas para frear a transmissão do coronavírus, como fechamento de escolas e eventos com grande concentração de público. Como ainda não há vacinas para este vírus, a nossa melhor arma é a informação e prevenção. Entenda um pouco mais sobre o Covid-19 e conheça algumas medidas básicas de proteção que você pode tomar para evitar a contaminação e disseminação pelo novo coronavírus:
O novo coronavírus é o vírus causador da Covid-19, e pertence a uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O surto inciou-se em dezembro de 2019 em Wuhan, na China e desde então começou a se espalhar pelo mundo.
Qualquer pessoa pode ter a doença, mas o público mais vulnerável são de idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.
A Covid-19 tem uma taxa de letalidade de 1,5% a 3,5%. Em idosos, até 15% dos infectados morrem.
O período médio de incubação do coronavírus (intervalo entre a data de contato com o vírus e o início dos sintomas) é de 5 a 14 dias.
É possível que uma pessoa contraia o vírus e não apresente os sintomas ou apresente sintomas mais discretos.
A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, através de secreções, como:
A transmissão também pode ocorrer através de partículas virais transferidas ao apertar as mãos ou compartilhar um objeto como, por exemplo, beber no mesmo copo que um portador do vírus.
A facilidade com que o coronavírus se espalha é o mais preocupante, uma vez que a identificação e isolamento das pessoas contaminadas ainda é um processo demorado.
Veja abaixo um exemplo de como o vírus pode ser transmitido para muitas pessoas de maneira rápida:
Os principais sintomas do coronavírus são febre, tosse e dificuldade para respirar. Quando procurar um médico?
Se você viajou para o exterior ou esteve em contato direto com alguém que tenha viajado, apresenta febre e ao menos um dos sintomas citados acima, procure uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico e tratamento.
O que fazer:
O que não fazer
No momento a prevenção é a melhor arma na luta contra o coronavírus. Ao usar e compartilhar essas informações você protege a você e as pessoas a sua volta.