Cuidado ativo: qual a importância desse ato para a sua empresa?

Cuidado Ativo

Postado em 14 de novembro de 2018 por Qualicipa

Qual número de acidentes de trabalho é aceitável para você? Se sua empresa ainda trabalha com algo diferente de zero, que tal começar a colocar em prática o cuidado ativo?

Essa maneira de se evitar possíveis acidentes de trabalho garante não apenas a redução de números, mas a diminuição de vidas atingidas por problemas como esse. É hora de cuidar de si e do outro. Afinal, toda pessoa é importante para alguém.


O que é o cuidado ativo?

O cuidado ativo nada mais é do que uma eficaz maneira de se evitar acidentes de trabalho. Consiste em cuidar de si mesmo, cuidar do outro, e se deixar cuidar.

Essa ferramenta de prevenção tem como principal meio de propagação o diálogo. Conversando, orientando, e apontando possíveis pontos que levariam a incidentes, além de cuidar do próprio bem-estar, o funcionário também passa a zelar pela vida de seus companheiros de trabalho, garantido que a taxa de colaboradores acidentados seja reduzida até, finalmente, chegar a zero.

A responsabilidade de reduzir acidentes não é algo exclusivo da empresa, ou das lideranças, ou somente dos funcionários. Esse cuidado, preservação e valorização da vida é dever e responsabilidade de todos. Por conta disso, o trabalho em equipe e as conversas são fundamentais.

Cabe à empresa oferecer aos funcionários condições de trabalho adequadas, treinamentos, equipamentos, e locais seguros para o exercício de suas funções. Aos líderes, verificar e assegurar que essas condições estejam sendo disponibilizadas da maneira correta.

Já para os funcionários fica a responsabilidade de exercer seu trabalho cumprindo as exigências, normas e itens de segurança indicados e ofertados pela empresa e liderança, bem como cuidar de si mesmo e dos outros, evitando se expor a situações de risco iminente.

Em casos assim, o funcionário deve informar ao seu superior a condição encontrada, o quanto ela é uma potencial chance de acidente — exercendo, inclusive, o seu direito de recusa em executar a atividade — assim como conversar com seu colega de trabalho caso constate que ele se encontra em um momento como esse.

Por outro lado, é preciso também aceitar ser cuidado. Ou seja, saber receber o apoio e orientações de outros colegas, evitando colocar em risco a sua vida e de demais pessoas, seja por excesso de confiança na execução do serviço, seja por não saber dialogar corretamente.


Qual o objetivo e a importância do cuidado ativo?


Um dos objetivos do cuidado ativo é zerar o índice de acidentes de uma empresa, mas, principalmente, preservar a vida. Para isso, ele é somado a diversas outras ações e ferramentas que contribuem para a saúde e bem-estar dos colaboradores.

Além disso, o cuidado ativo é importante para mudar a forma de ver a segurança do trabalho, trazendo uma nova percepção para todas as pessoas envolvidas.

Cuidar apenas de si durante a execução das tarefas já não é mais aceitável. Percebe-se que ao mudar essa dinâmica, incluindo o cuidado do outro ao seu, as chances de evitar acidentes se torna ainda maior.

É o “olhar pelo outro” lembrando que, assim como você, ele também é importante para muitas outras pessoas que o aguardam fora do ambiente de trabalho.


Como colocá-lo em prática no dia a dia da empresa?


Como dito anteriormente, uma das melhores formas de incentivar os funcionários à prática do cuidado ativo é por meio do diálogo.

Orientá-los do quanto é importante conversar abertamente com líderes e colegas, sempre de maneira respeitosa e assertiva, de modo que todos entendam que aquela sugestão não tem como objetivo “ensinar como se trabalha”, mas sim preservar a saúde e a vida, apontando detalhes que podem ter passado despercebidos.

Outras formas de colocar em prática o cuidado ativo em sua empresa são:
● construindo parcerias sustentáveis;
● fortalecendo a equipe;
● tendo uma postura inovadora;
● otimizando processos;
● pensando seguro;
● exercendo influência positiva;
● analisando erros passados para que não mais ocorram.

Incluir a esses pontos a importância dos funcionários exercerem um comportamento seguro ao desempenharem suas atividades, bem como desenvolverem a percepção de risco, também são fatores primordiais para que a sua empresa conquiste o patamar ideal de zero acidentes de trabalho.

O cuidado ativo foca, mais do que reduzir índices, preservar a vida humana. Por vezes, um acidente de trabalho pode se tornar uma sequela permanente na saúde da vítima ou, até mesmo, ser fatal. Tanto um caso quanto o outro modifica a vida e a rotina de diversas pessoas ao redor, e não apenas da sua empresa.

Por conta disso, desenvolver ações, incentivar a consciência, e a importância do ato de cuidar, tanto de si quanto do outro, é a melhor maneira de preservar pessoas tão importantes.