Maio Amarelo: a importância da conscientização no trânsito

Maio Amarelo: No trânsito, o sentido é a vida!
Postado em 12 de abril de 2019 por Qualicipa Eventos

O trânsito brasileiro — de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) — é o 4º mais perigoso do mundo, tendo São Paulo como o estado com o maior número de óbitos, sendo a bebida alcóolica a principal causa dos acidentes.

É uma realidade assustadora. Ela fica ainda pior ao entendermos que muitos dos acidentes poderiam e deveriam ser evitados.

Só no primeiro semestre de 2018 —  ano em que a Lei Nº 11.705/2008 (também conhecida como Lei Seca) completou dez anos —  os acidentes de trânsito provocaram mais de 19.398 mortes e 20 mil casos de invalidez permanente no país, de acordo com o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES).

Foi pensando nesses altos números que, em 2014, nasceu o Movimento Maio Amarelo, por uma conscientização maior no trânsito e menos vítimas nas ruas e nas estradas.

O que é Maio Amarelo?

Em 11 de maio de 2011, a ONU — Organização das Nações Unidas — promulgou a chamada Década de Ação para Segurança no Trânsito, fazendo com que o mês de maio se tornasse referência mundial para se falar sobre o tema.

Com isso, em 2014, surgiu o Maio Amarelo, uma ação coordenada pelo Poder Público e pela sociedade civil, que propõe estimular a discussão sobre os problemas do trânsito e procurar soluções.

O movimento, que é internacional, tem entre seus parceiros empresas, municípios e entidades civis e tem o amarelo como cor simbolizando, assim como os sinais de trânsito, a atenção para o tema.

O Maio Amarelo busca, acima de tudo, promover um ambiente mais seguro no trânsito para motoristas e pedestres.

Por que a prevenção de acidentes no trânsito é tão importante?

Acidentes são encarados muitas vezes como fatalidades, mas quando falamos em acidentes no trânsito, um simples ato de atenção pode salvar muitas vidas. Para isso, a conscientização de toda a sociedade é fundamental.

Começando com essa ação desde a infância, o conhecimento traz a noção do dever de todos para um trânsito mais seguro, ou seja, tanto dos pedestres, quanto dos motoristas.

Para mostrar como os pequenos gestos são importantes e previnem acidentes, veja agora algumas dicas para um trânsito mais seguro:

  • use sempre os equipamentos de segurança adequados para cada meio de transporte: cintos de segurança para os veículos leves e pesados, capacetes para as motocicletas e bicicletas;
  • sempre transporte crianças e animais de estimação de maneira adequada: no banco de trás, protegidos com o cinto de segurança, ou em cadeirinhas, dependendo da idade;
  • mantenha seu veículo sempre revisado;
  • não dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas;
  • na verdade, não dirija após a ingestão de qualquer substância que cause alteração no nível de consciência;
  • respeite as sinalizações e leis de trânsito;
  • nunca dirija mexendo no celular;
  • dê preferência ao pedestre;
  • nunca caia em provocações de outras pessoas;
  • dê a seta sempre.

Como levar a campanha para a sua empresa?

Campanhas de segurança no trânsito, como o Maio Amarelo, só funcionam quando as leis e as regras são cumpridas pela população no dia a dia, e isso inclui você.

O esforço de educar o cidadão é o primeiro passo para vivermos em uma sociedade mais consciente e responsável. Uma forma que você tem para fazer isso é levar a campanha para dentro da sua empresa.

A Qualicipa, de modo cativante e eficiente, proporciona aos seus colaboradores momentos que unem aprendizado, conscientização e descontração. Através de palestras teatralizadas, workshops, materiais de comunicação visual, entre outros, seus funcionários tomam conhecimento de assuntos importantes não somente para eles, mas para todos com os quais convivem.

Entre em contato agora mesmo e descubra como levar a campanha Maio Amarelo e diversas outras para a sua empresa!


Compartilhe nas redes sociais

img

SOLICITE UM ORÇAMENTO PARA SUA SIPAT

(11) 98502-8926 (WhatsApp)
[email protected]
Rua Américo Brasiliense, 1490 92E
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP

SIGA NAS REDES SOCIAIS

img
img