Postado em 13 de abril de 2019 por Qualicipa
Iniciada sempre no final do cada ano, a campanha Novembro Azul é voltada para a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina.
O objetivo é informar e orientar os homens a tomarem medidas preventivas quanto ao câncer de próstata, doença que atinge 1 em cada 7 indivíduos, mas se identificada precocemente, possui altas chances de cura.
É por essa razão que é tão importante tocar no assunto não só com os amigos e com a família, mas também com os colaboradores que compõem a sua empresa.
Sendo assim, continue acompanhando este post para entender um pouco mais sobre a ação e como falar dela em sua organização.
Graças ao Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, novembro se tornou o mês oficial, no Brasil, para o combate ao câncer de próstata desde 2014. Porém, a campanha de prevenção contra a doença teve seu verdadeiro início em um pub australiano, sendo chamada de Movember (Mustache + November).
A ideia surgiu quando alguns homens decidiram deixar seus bigodes — símbolo da campanha — crescerem em prol da conscientização da saúde masculina. Em alguns países, deixar a barba e não só o bigode crescer, também virou símbolo da ação. Contudo, aqui no Brasil, a cor azul foi escolhida como a melhor representação da campanha.
O significado no Novembro Azul reforça a importância de se falar sobre a saúde masculina, chamando a atenção para o fato do que é melhor prevenir do que remediar. O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no país, pois os exames necessários para identificar a doença ainda é um tabu no universo masculino.
Unido a isso, esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas em seu estágio inicial. Quando isso acontece, a doença já progrediu a ponto de se tornar um risco para a saúde.
Então, o mês de novembro também é marcado por campanhas em favor da movimentação de debates sobre os males que atingem o público masculino em sua maioria, além do câncer de próstata, como o de pulmão.
A falta de informação é uma das principais dificuldades em avaliar a doença corretamente. É nesse ponto que as empresas devem assumir seu papel de relevância e conscientizar seus colaboradores, pois a saúde de todos dentro da organização reflete na saúde dos negócios.
Ao abordar o tema com delicadeza e oferecendo as devidas orientações, os profissionais se sentirão motivados a se preservarem melhor, e sua instituição ganha destaque por valorizar o capital humano.
Existem inúmeras maneiras de tocar no assunto de modo empático, por exemplo, financiando palestras com especialistas, divulgando vídeos educativos, incentivando a solidariedade e a união, entre outras.
O Novembro Azul existe com o objetivo de alertar os homens do mundo inteiro quanto aos riscos do câncer de próstata e das vantagens de fazer os exames preventivos quanto antes.
Portanto, os colaboradores da sua empresa não podem ficar de fora dessa campanha. Afinal, o bem-estar de todos no time é essencial para o bom funcionamento da organização.
Aproveite para começar agora mesmo essa ação. Compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe a importância dessa campanha!