Semana do Meio Ambiente: porque conscientizar seus colaboradores

SIPATMA - Semana do Meio Ambiente

Postado em 12 de abril de 2019 por Qualicipa

É preciso falar cada vez mais da importância da preservação da natureza e o quanto isso impacta na vida de todos, e a Semana do Meio Ambiente é uma ótima oportunidade para empresas como a sua abordarem o tema com os colaboradores.

Por meio de diversas ações, é possível trazer mais conhecimento, ao mesmo tempo em que incentiva a aplicação de atitudes conscientes não apenas no local de trabalho, mas em casa e em toda rotina.

Descubra, agora, a origem dessa data, sua importância e porque ela deve ser levada para dentro da sua organização. Olhe só!

O que é a Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente tem como objetivo chamar a atenção da população para que todos tenham maior participação nas discussões sobre esse tema e entendam a importância dessa questão.

No Brasil, ela é comemorada de 1 a 5 de junho, e foi criada em 1981, a partir da data estipulada pela ONU — Organização das Nações Unidas — que determinou o dia 5 como o mundial para essa abordagem.  

Essas datas somam a momentos importantes da luta para a preservação e conscientização ambiental por todo o mundo, como as conferências Eco 92 e Rio+20, sediadas em 1992 e 2012 no Rio de Janeiro.

Nelas, lideranças mundiais, ONGs e entidades privadas, se reuniram para discutir o impacto socioambiental de cada país e empresa, além de assinarem acordos pela proteção ambiental.

A necessidade da educação ambiental no trabalho

Cada vez mais a preocupação ambiental cobra o engajamento das empresas. O número de clientes que, na hora de escolher um produto ou uma marca, se preocupa com o discurso em relação ao meio ambiente que a empresa oferece aumentou.

Para isso, muitas recorrem ao chamado Marketing Ambiental, a fim de passarem para o público seu posicionamento sobre o tema. Porém, é preciso cumprir o que se prega, já que não há fiscalização de setores oficiais, apenas da sociedade.

No entanto, não apenas empresas que tenham uma marca renomada precisam pensar na sustentabilidade: todos os segmentos devem repensar seus hábitos.

Por onde começar

Para uma organização conseguir esse objetivo, não importa seu tamanho, os “três Rs” podem se tornar um caminho inicial.

As ações sustentáveis do “reduzir, reutilizar e reciclar”, coloca em pauta entre os funcionários o propósito da sustentabilidade. Levada a eles através de treinamentos e workshops, essas mudanças trazem impacto apenas dentro da empresa, mas também na comunidade ao redor.

Há, também, diversas outras formas de uma organização se engajar nas questões ambientais em sua comunidade, tais como: patrocinando gincanas de limpeza de espaços da cidade ou fazendo palestras nas escolas e outros espaços da região, sempre falando da importância da sustentabilidade para o meio ambiente. Mas para iniciar, os pequenos gestos já contam!

Veja algumas atitudes que já fazem diferença:

  • diminuir o uso de plásticos;
  • prezar pelo uso de materiais reciclados;
  • combater o desperdício de copos plásticos e de papéis no ambiente de trabalho;
  • incentivar a separação correta do lixo e a coleta consciente;
  • reduzir o consumo de água, energia e combustíveis.

Oriente seus colaboradores com a ajuda da Qualicipa

Pensar no impacto que se causa na natureza é pensar no mundo em que se vive como um todo. O papel das empresas pode ser decisivo nisso, lembrando que cada atitude conta. Por tudo isso, a importância de trazer a Semana do Meio Ambiente para a sua organização.

Momentos como esses causam maior engajamento, tanto da empresa em si, quanto dos colaboradores. Com isso, há também um impacto positivo na vida de todos os envolvidos e da comunidade próxima.

A Qualicipa é especializada em levar para a sua empresa momentos de conscientização sobre variados temas de modo cativante e descontraído. Com workshops, materiais de comunicação visual, palestras teatralizadas, entre outros, seus funcionários recebem informações importantes que podem mudar a vida deles e das pessoas ao redor.

Lembre-se, também, que a preocupação da sua empresa com a natureza pode ajudar a atrair mais clientes e, com isso, gerar mais lucro para os seus negócios. Mas o foco principal é sempre conscientização de todos e a preservação do meio ambiente.

Por tudo isso, entre em contato conosco agora mesmo e descubra como proporcionar aos seus colaboradores conhecimento de forma única!