8 ideias e atividades criativas para a Sipat da sua empresa

Ideias criativas para Sipat
Postado em 16 de outubro de 2019 por Qualicipa Eventos

A Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), tem como objetivo ampliar a conscientização dos funcionários da sua empresa sobre prevenção de doenças e de acidentes de trabalho.

Uma forma de alcançar esse objetivo é proporcionando uma semana com atividades variadas que ao mesmo tempo atraiam a participação de todos e gere novos conhecimentos.

Neste post, separamos 8 sugestões de atividades que você pode levar para a sua empresa. 

1. Palestras teatralizadas

As palestras teatralizadas saem das tradicionais e permitem de uma forma mais dinâmica abordar assuntos sérios e importantes.

Realizada por atores que dramatizam os temas da Sipat com humor e interatividade, essa atividade é uma maneira bastante atrativa de ter a participação e atenção dos seus funcionários.

2. Jogos individuais ou em equipe

Os jogos são outra forma de estimular a participação dos funcionários e podem ser feitos sozinhos ou em equipe. 

Enquanto se divertem, os colaboradores recebem novos conhecimentos, tornando até mais fácil assimilar as orientações que estão sendo passadas na Sipat.  Algumas sugestões são:

  • jogos de perguntas e respostas com variados temas;
  • óculos de realidade virtual, que podem simular espaços de trabalho, acidentes, como  preveni-los etc;
  • tabuleiros gigantes que permitem avançar no jogo a cada resposta certa;
  • jogo dos 7 erros;
  • jogo da memória.

3. Sipat Itinerante

Se não tiver espaço ou não quiser deslocar os colaboradores para uma área determinada dentro da empresa, é possível fazer a Sipat Itinerante. 

Essa forma de abordagem consiste em levar os temas a serem desenvolvidos e debatidos para dentro dos setores. Isso permite um número maior de participação sem deslocar os funcionários, otimizando e garantindo a participação de todos.

4. Workshops

Os workshops são eventos em que um grupo de pessoas se reúnem para aprenderem mais sobre determinado assunto ou aprimorar conhecimentos já adquiridos. 

Ao contrário de cursos que duram dias ou até meses, os workshops podem ser feitos em algumas horas ou mesmo em um dia. Também por esse motivo são cada vez mais utilizados nas Sipats para abordagem de variados temas.

5. Cuidados com a saúde

Cuidados com a saúde é um dos temas obrigatórios em todas as Sipats. Por isso, dar oportunidade para que seus funcionários façam avaliações médicas ou tenham acesso a outros cuidados é tão importante. Para atender a esse quesito, você pode:

  • oferecer avaliação médica para verificação de pressão arterial, glicemia ou testes rápidos como hepatite e outros;
  • aulas de ginástica laboral e/ou alongamento, incentivando a prática diária;
  • práticas sobre ergonomia;

Com relação às massagens relaxantes que você pode levar para a Sipat da sua empresa, há a Aquamassagem. Esse equipamento permite a realização de massagem pelo corpo inteiro através de jatos de água, sem molhar quem a está recebendo.

São 36 jatos de água que realizam uma massagem relaxante, ajudam na redução de dores musculares, entre diversos outros benefícios. É uma excelente forma de incentivar a participação dos seus funcionários e, ainda, oferecer a eles momentos de bem-estar e cuidados.

6. Gincanas e dinâmicas

Assim como os jogos, as gincanas e as dinâmicas são excelentes maneiras de levar conhecimentos aos participantes de maneira descontraída e divertida.

A proposta aqui é desenvolver atividades que estimulem o trabalho em equipe e a competitividade sadia entre elas, enquanto os funcionários adquirem novos conhecimentos.

7. Caricaturas

Que tal oferecer aos seus funcionários uma lembrança incrível da participação na Sipat? As caricaturas são divertidas e saem do lugar-comum caneta e blocos de anotações quando o assunto são lembrancinhas.

8. Show de Mágica

Shows de mágica agradam e encantam todas as idades, por isso, também são ferramentas perfeitas para entreter seus colaboradores durante a Sipat.

Além de descontrair, o show de mágica aumenta a interação dos participantes e a descontração entre eles.

Conclusão

A Sipat é o momento de levar aos funcionários da sua empresa mais conhecimento e, com isso, reduzir os índices de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

Por isso, quanto mais diversificar as atividades oferecidas nessa semana, maiores as chances de participação e de expandir conhecimento.

A Qualicipa oferece diversas possibilidades de tornar a Sipat da sua empresa ainda mais interessante e cheia de novos aprendizados. Acesse qualicipa.com.br, conheça nossos serviços e entre em contato agora mesmo para solicitar um orçamento.


Compartilhe nas redes sociais

img

SOLICITE UM ORÇAMENTO PARA SUA SIPAT

(11) 98502-8926 (WhatsApp)
[email protected]
Rua Américo Brasiliense, 1490 92E
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP

SIGA NAS REDES SOCIAIS

img
img