Outubro Rosa: entenda como esse tema reflete na sua empresa

Postado em 13 de abril de 2019 por Qualicipa Eventos

Com a proximidade do mês de outubro, as campanhas referentes ao Outubro Rosa — período marcado por ações afirmativas em favor da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama — também se iniciam.

A conscientização sobre o assunto é fundamental para proporcionar maior acesso aos serviços médicos e reduzir a risco de mortalidade causada pela doença. Isso significa que é necessário abordar o assunto com os amigos, familiares e, principalmente, com os colaboradores da sua empresa.

A saúde dos trabalhadores reflete na saúde da sua organização. Portanto, continue acompanhando este post para conhecer um pouco mais sobre essa campanha e como falar do tema dentro da companhia. Confira!

O que é o Outubro Rosa?

Apesar de o período ser “comemorado” por todo o mundo atualmente, a campanha nasceu nos Estados Unidos entre 1983 e 1991, pela fundação “Susan G. Komen for the Cure”, e só começou a ganhar popularidade aqui, no Brasil, a partir de 2008.

O nome se refere à cor do laço símbolo internacional da ação, usado por pessoas, organizações e entidades públicas ao redor do mundo, com o intuito de promover a adesão ao movimento na luta contra o câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, inúmeras dessas instituições financiam ou disponibiliza exames gratuitos, ou com preço reduzido, para incentivar a realização dos exames antecipadamente, visto que a identificação da doença em seus estágios iniciais responde muito melhor aos tratamentos.

Qual é a sua importância?

Como já citado anteriormente, o objetivo do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres sobre a gravidade do câncer de mama e a necessidade se prevenirem contra a doença a partir da realização dos exames regulares, já que as chances de cura são altas quando a condição é diagnosticada precocemente.

Entretanto, mesmo com essas ações, muitos diagnósticos são feitos tarde demais. De acordo com as pesquisas, esse tipo de câncer é o segundo mais comum encontrado em mulheres do mundo inteiro, perdendo somente para o câncer de pele não-melanoma. A cada novo caso da enfermidade, 25% dos diagnósticos são referentes ao câncer de mama. É por essa razão que a realização da campanha anualmente é tão importante.

Como tratar do assunto dentro da sua empresa?

Além de conversar sobre o tema as pessoas que convive, é essencial que os gestores e líderes de empresas abordem o assunto dentro das organizações.

Companhias que incluem pautas sobre temas como esses contribuem para a preservação da saúde dos colaboradores, bem como os orienta em como lidar com a doença em caso de diagnósticos na equipe.

É fundamental que os integrantes do time saibam ajudar os colegas que enfrentam a condição, como também é imprescindível que a empresa saiba oferecer o suporte ideal ao colaborador em tratamento. Afinal, existem cuidados específicos que todo paciente com câncer precisa tomar, e seu ambiente de trabalho deve contribuir com isso.

O bem-estar de cada trabalhador reflete no bom funcionamento da companhia e, consequentemente, nos ganhos da instituição.

O período de campanhas do Outubro Rosa ocorre todos os anos e é crucial para conscientizar indivíduos e organizações ao redor do mundo.

Existem diversas iniciativas que você pode tomar para participar e contribuir com a causa em nome da sua empresa. Isso incentivará seus colaboradores a encarar a experiência de forma solidária e positiva.

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre para os seus seguidores que você também está por dentro do assunto!


Compartilhe nas redes sociais

img

SOLICITE UM ORÇAMENTO PARA SUA SIPAT

(11) 98502-8926 (WhatsApp)
[email protected]
Rua Américo Brasiliense, 1490 92E
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP

SIGA NAS REDES SOCIAIS

img
img